Atualização de firmware V1.02 oferece dois canais de retorno de áudio IFB, um para o operador de câmera e outro para o repórter
No último NAB, a JVC anunciou que lançaria uma importante atualização para a sua camcorder GY-HM660, focada para o uso em reportagens. Dito e feito, a versão de firmware 1.02 para essa câmera traz a possibilidade de utilizar dois canais de retorno de áudio IFB (Interruptible Fold Back), um para o operador de câmera e outro para o repórter.
Graças à estes dois canais de áudio via IP, as equipes de reportagem podem se comunicar com o estúdio enquanto transmitem um streaming HD ao vivo em campo. A GY-HM660 é a primeira câmera com gerador de streaming incorporado que integra o sistema IFB de retorno de áudio, garante a JVC.
Sucessora da câmera GY-HM650 para produção móvel de noticiários, a nova GY-HM660 conta com uma lente Fujinon de zoom óptico de 23x, com capacidades de distância focal de 29 à 667mm,e três sensores CMOS de 12 bits, além de uma tela LCD de 3,5” para facilitar a visualização.
Para aumentar a confiabilidade da transmissão, a câmera também inclui um sistema de correção de erros seguindo o padrão SMPTE 2022 ou o próprio Zixi, desenvolvido em colaboração com a JVC para as câmeras com streaming da fabricante, além da tecnologia de solicitação de repetição automática (ARQ) e controle adaptativo de bit rates.
A câmera também é compatível com RTMP, o que permtie a conexão direta com redes de streaming CDN, como YouTube, Ustream, entre outros. A GY-HM660 também pode gravar em qualidade Full HD no cartão de memória ao mesmo tempo que realiza o streaming ao vivo.
Fonte: Panorama Audiovisual